terça-feira, 26 de novembro de 2019


1º ETAPA:(turno manhã)
Atividade 1:  Dinâmica “ Se eles fossem como eu!”
Tempo previsto: 50minutos
Materiais: cadeira de rodas e muletas
Sequência da atividade:
ü   O formador pedirá para cada grupo escolha um membro do grupo para participar do sorteio da deficiência física que será utilizada na dinâmica (sem um membro superior,  sem movimentos no membro inferior);(5 minutos)
ü  O grupo deve se reunir para planejar, coletivamente, formas de reproduzir as limitações e características peculiares a cada tipo de deficiência presente no grupo. Como exemplo, o grupo deve planejar como o participante que escolheu a deficiência física(sem um membro inferior) deverá ser “preparado”, de forma a poder vivenciar a condição de não caminhar sem a utilização de cadeiras de rodas ou muletas.(10min)
ü    Simulação(10 minutos): cada participante deverá assumir as condições de simulação, no qual deverá cumprir com as seguintes tarefas:
·         Sair da sala de aula e ir tomar água no bebedouro da escola;
·         Utilizar-se do banheiro;
·         Sentar na sua classe, abrir o caderno e anotar o endereço e telefone dos participantes do seu pequeno grupo;
·         Solicitar informação na Secretaria, na Biblioteca e na cozinha;
·         Sair do colégio para esperar o van escolar.
·         Observação: o participante da simulação deverá estar acompanhado de outro membro do grupo por segurança e o formador deverá certificar-se disso durante a execução da atividade.
ü  Plenária(20 minutos): Cada participante, com seu grupo, deverá discutir as percepções, sentimentos, emoções que constituíram sua vivência da simulação. Logo após será exposto em plenária com os outros grupos. Uma síntese com as conclusões de cada grupo, deverá ser entregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação na inclusão