segunda-feira, 30 de dezembro de 2019


 2º ETAPA : ( turno tarde)
    Nesta etapa serão trabalhados os tipos de deficiência, currículo de classe e estudando as relações entre o desenvolvimento e a aprendizagem através do teórico Lev Vygotsky.
   Atividade 1: Tipo de deficiência
Tempo previsto: 60 minutos
Materiais: slides, vídeos, papel e caneta
   Sequência da atividade:
ü  Será apresentado em slides os tipos de deficiências e suas características; (2:50)
ü  Será colocado um vídeo ( https://youtu.be/42K0IY4d4G0  ) sobre adaptação curricular; (4:02)
ü  Continuemos com os slides, mas abordando as adaptações curriculares ( classe e de acesso);(3:50)
ü  Outro vídeo (https://youtu.be/31dTVnH3Bec )sobre como adaptar o currículo na sala de aula; (5:38)
ü  Os slides serão abordados as sugestões de como adaptar individualmente as deficiências físicas e a deficiência  múltipla; (4min)
ü  Será realizada uma atividade com os participantes sobre “Aprendizado baseado em problemas”, onde será apresentado aos grupos um problema que eles deverão solucionar; (20min)
ü  Mais tarde cada grupo terá que apresentar aos participantes suas soluções encontradas.(15min)

Atividade 2:  Aprendizagem sócio-histórico cultural de Vygostky 
Tempo : 160min
Materiais: Vídeos, slides, papel e caneta e textos
   De Oliveira, M.K. (1995). Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um
processo sociohistórico. São Paulo: Editora Scipione, pp. 58-62.
   Laranjeira, M.I. (1995). Da Arte de Aprender ao Oficio de Ensinar - Relato,
em reflexão, de uma trajetória. Bauru: EDUSC, pp. 89-90.
Revista Nova Escola, Vygostky e o conceito de aprendizagem mediada.

 





Sequência da atividade:
ü  Será colocado um vídeo( https://youtu.be/_BZtQf5NcvE ) como forma de introdução ao conhecimento da teoria Sócio-histórico Cultural de Lev Vygotsky. (9min)
ü  Será apresentado em slides o estudo sobre o teórico vygotsky e sua teoria sócio- histórico cultural na Educação inclusiva. ( 15min)
ü  Atividade com a estratégia ativa Jigsaw- Uma estratégia cooperativa de aprendizagem. Será realizada em etapas seguintes:
1.      Divida os participantes em grupos de 3 a 6 componentes. Os integrantes do grupo deve ser bem diversificados (gênero, habilidades...);
2.      Escolha um participante de cada grupo para ser o líder. Recomenda-se que este líder seja o mais “maduro” e compromissado do grupo;
3.      Divida o material a ser estudado em;
4.      Cada componente de um grupo deve receber como tarefa de leitura e aprendizagem uma das 3 partes que foi dividido o assunto;
5.      Dê, aos participantes,  tempo suficiente para que leiam o material a eles designado pelo menos duas vezes. Pedir aos participantes tomarem nota das principais ideias que eles apontaram no texto. Memorização não é o objetivo desta estratégia;
6.      Forme “grupos de especialistas” temporários com os estudiosos de cada parte do texto provenientes dos grupos originais. Dê tempo aos participantes para discutir os principais pontos, as principais ideias de suas partes e para que pratiquem o que eles vão falar quando voltarem aos grupos de origem;
7.      Traga os participantes de volta ao seu grupo original;
8.      Peça a cada participante para apresentar a sua parte ao grupo. Encoraje os outros componentes a fazer perguntas para que o assunto fique completamente compreendido.
ü  Será colocado para os participantes um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=fRlyfiKhzuE ) como forma de motivação e incentivo para os professores participantes a não desistir de seguir em frente à Educação Inclusiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação na inclusão