2º ETAPA : ( turno tarde)
Nesta etapa serão trabalhados os tipos de deficiência, currículo de classe e
estudando as relações entre o desenvolvimento e a aprendizagem através do
teórico Lev Vygotsky.
Atividade 1: Tipo de deficiência
Tempo previsto: 60
minutos
Materiais:
slides,
vídeos, papel e caneta
Sequência da atividade:
ü Será
apresentado em slides os tipos de deficiências e suas características; (2:50)
ü Continuemos
com os slides, mas abordando as adaptações curriculares ( classe e de acesso);(3:50)
ü Os
slides serão abordados as sugestões de como adaptar individualmente as
deficiências físicas e a deficiência
múltipla; (4min)
ü Será
realizada uma atividade com os participantes sobre “Aprendizado baseado em
problemas”, onde será apresentado aos grupos um problema que eles deverão
solucionar; (20min)
ü Mais
tarde cada grupo terá que apresentar aos participantes suas soluções
encontradas.(15min)
Atividade 2: Aprendizagem
sócio-histórico cultural de Vygostky
Tempo : 160min
Materiais:
Vídeos,
slides, papel e caneta e textos
De Oliveira, M.K. (1995).
Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um
processo
sociohistórico. São Paulo: Editora Scipione, pp. 58-62.
Laranjeira, M.I. (1995). Da
Arte de Aprender ao Oficio de Ensinar - Relato,
em reflexão,
de uma trajetória. Bauru: EDUSC, pp. 89-90.
Revista
Nova Escola, Vygostky e o conceito de aprendizagem mediada.
Disponível
em:
|
Sequência
da atividade:
ü Será
colocado um vídeo( https://youtu.be/_BZtQf5NcvE
) como forma de introdução ao conhecimento da teoria Sócio-histórico Cultural
de Lev Vygotsky. (9min)
ü Será
apresentado em slides o estudo sobre o teórico vygotsky e sua teoria sócio-
histórico cultural na Educação inclusiva. (
15min)
ü Atividade
com a estratégia ativa Jigsaw- Uma estratégia cooperativa de aprendizagem. Será
realizada em etapas seguintes:
1. Divida
os participantes em grupos de 3 a 6 componentes. Os integrantes do grupo deve
ser bem diversificados (gênero, habilidades...);
2. Escolha
um participante de cada grupo para ser o líder. Recomenda-se que este líder
seja o mais “maduro” e compromissado do grupo;
3. Divida
o material a ser estudado em;
4. Cada
componente de um grupo deve receber como tarefa de leitura e aprendizagem uma
das 3 partes que foi dividido o assunto;
5. Dê,
aos participantes, tempo suficiente para
que leiam o material a eles designado pelo menos duas vezes. Pedir aos
participantes tomarem nota das principais ideias que eles apontaram no texto.
Memorização não é o objetivo desta estratégia;
6. Forme
“grupos de especialistas” temporários com os estudiosos de cada parte do texto
provenientes dos grupos originais. Dê tempo aos participantes para discutir os
principais pontos, as principais ideias de suas partes e para que pratiquem o
que eles vão falar quando voltarem aos grupos de origem;
7. Traga
os participantes de volta ao seu grupo original;
8. Peça
a cada participante para apresentar a sua parte ao grupo. Encoraje os outros
componentes a fazer perguntas para que o assunto fique completamente
compreendido.
ü Será
colocado para os participantes um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=fRlyfiKhzuE
) como forma de motivação e incentivo para os professores participantes a não
desistir de seguir em frente à Educação Inclusiva.
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